Sobre este blog

Informações que eu conseguir juntar sobre os ônibus e o transporte público em Brasília, DF. A ideia é também servir como uma espécie de utilidade pública. Espero que lhes seja útil ;)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Problema para consultar horários de ônibus de Brasília? Aqui tem a solução!

ATUALIZAÇÃO em 21/10/2009: Descobri que o erro só acontece para quem usa o browser em outra língua que não o português.

Você talvez já saiba que o GDF oferece um site para consulta dos horários e itinerários dos ônibus no DF. Talvez você, que nem eu, tenha tentado usar o site e tenha se deparado com o fato de que ele nem sempre funciona. Quando eu digo não funciona, é não funciona mesmo. Daqueles não funciona que cospe uma mensagem de erro horrorosa na sua cara, e finge que não é com ele. Algo como "-1843 - ORA-01843: not a valid month".

(Veja o serviço de consulta aos horários dos ônibus aqui.)

Esse problema aparentemente só afeta aqueles que usam o navegador em uma língua que não o português. Sem querer entrar em detalhes muito técnicos, mas talvez já entrando, o problema é que a parte visível do sistema, o lugar onde você informa os dados da pesquisa, não se entende com a parte que fica por detrás, ou o coração do sistema. Ele informa a data para o sistema no formato "15/04/2009", que é o formato de data padrão brasileiro. O problema é que, se você está usando um browser em outra língua, por algum motivo o sistema espera receber a data usando o formato padrão equivalente à língua do seu browser. Se você estiver usando o browser em inglês, o formato é "15-APR-09" (observe que, nesse caso, o mês tem que ser informado em inglês). Não era para ser problema do usuário, mas por enquanto não tem outro jeito de ver os horários dos ônibus sem tentar enganar a parte visível do sistema para agradar a parte invisível.

Então, para conseguir fazer a pesquisa numa boa, você tem duas opções. A primeira é usar um browser que esteja em português. A segunda é descobrir o formato de data que o sistema vai aceitar no seu caso e informar a data da pesquisa seguindo aquele padrão. Uma maneira fácil de descobrir qual é o formato adequado no seu caso é ir para a página inicial do DFTrans e ver como é que o sistema te mostra a data das notícias.

Se o site não permitir que você entre a data no formato certo, faça o seguinte: digite no bloco de notas a data da pesquisa no formato "15-APR-09" (ou no formato equivalente à língua do seu browser), copie essa data usando Ctrl+C, selecione a data no formulário do DFTrans, e cole usando Ctrl+V.

Enfim, é uma gambiarra, mas enquanto o pessoal não dá um jeito, você não fica sem o horário dos ônibus.

Ah, e não se esqueça de mandar um email para o DFTrans reclamando do problema!

28 comentários:

  1. Você é o cara! Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  2. CARA... eu sou ateu, mas acho que tua vaga no céu tá garantida! valeu

    ResponderExcluir
  3. cara como vou colar no formulário do site se ele não abre???????????????

    ResponderExcluir
  4. Anônimo #2, verdade, o site parece estar fora do ar! Vamos torcer para que seja por conta de manutenção e que signifique que em breve teremos um formulário que funcione direito.

    ResponderExcluir
  5. eu nao consegui!! tenho a msm duvida do cara ai de cima!!

    ResponderExcluir
  6. o tranporte de brasilia esta um caos.......

    ResponderExcluir
  7. Estou em Brasília a trabalho e embora deseje ir a alguns lugares fora do Plano Piloto não estou disposto a pagar uma fortuna ao taxista. Procurei um site em q eu postasse o LOCAL DE ORIGEM e o LOCAL DE DESTINO e recebesse como resposta as linhas de ônibus disponíveis. Mas não encontrei tal serviço! Uma pena uma cidade tão moderna não disponibilizar esse tipo de informação aos seus visitantes

    ResponderExcluir
  8. o problema é q se entra num lugar nao fala.se entra noutro,,piormuitas paginas e nem uma fala nada.so complica.porq nao se coloca,as linhas e os horarios numa tabela?antes, o dmtu dava uma tabela pra gente,o dftras nao da nada,

    ResponderExcluir
  9. eu to tentando encontrar os horarios de onibus.rod.plano piloto para o vale do amanhecer,linha 617,e nao encontro

    ResponderExcluir
  10. Tá fora do ar esta joça...e eu aqui tentando saber que onibus pegar....xiiiii...xiiii
    Henrique Inácio

    ResponderExcluir
  11. Sou estrangeiro, estou me hospedando na casa de uma amiga no Guara I. Alguem poderia me informar como chegar até o aeroporto num domingo desde o Guara I?

    Estarei muito grato se alguem responder.

    Obrigado por antecipado.

    ResponderExcluir
  12. Sou servidora pública e faço uso da linha Taguatinga Comercial Norte, via Eixo Rodoviária Plano Piloto. Trabalho no Setor Bancário Sul, por isso desço sempre um ponto após o Banco Central ou seja o ponto da Galeria.
    Minha indignação e revolta hoje, dia 30/07/2010, quando o ônibus de placa JJZ-3766, por volta de 08:12hs, simplesmente não parou no ponto que sinalisei como sempre faço, indo parar só na Rodoviária, me fazendo andar mais 15minutos até chegar ao local de serviço p/ registrar ponto. Até aí, aceitável, porém tenho problemas nos pés e uso remédios controlados antedepressivo e p/ labirintite. Isso mecheu muito comigo, não me segurei e chorei muito, ter que fazer o caminho de volta, onde eu tinha acabado de passar. Ver o meu direito de cidadã ser tirado, pela insatisfação de um motorista dessa empresa me deixou muito triste. Não temos culpa se todas as reivindicações por eles não foram todas atendidas. Deixo aqui o meu protesto de indignação.

    ResponderExcluir
  13. Desculpe amigo estrangeiro, o governo do DF não esta nem ai para o povo local e muito menos para o estrangeiro! Desculpa esta ainda é a realidade desse País... Um País que quer ser primeiro mundo e tem infra-estrutura de subdesenvolvido, transporte público que polui o meio-ambiente e aqui no DF é só para dividir dinheiro entre os empresários. Pior que o povão que anda de ônibus ainda paga para andar nestas carroças. Alias os carroceiros andam melhor que os passageiros de ônibus. Chegar no aeroporto no domingo do Guará? Hunnn será menos estressante amigo vc ir até o terminal do Metro Guará dai para a Rodoviária e dai finalmente para o Aeroporto. Sorry this is Brasília!

    ResponderExcluir
  14. Pois é Sra. Sevidora. Em quem a senhora votou nas eleições passadas?

    ResponderExcluir
  15. 29/11/2010 e a pitomba do site esta fora do ar mais uma vez....afinal pra que pobre vai acessar o site ( opa siteee, pobre tem acesso a internet ??). SE o fdm do secretario de transporte precisasse pegar onibus DUVIDEODOOOOO que o site ( é rico acessa site ) ficasse fora do ar.

    ResponderExcluir
  16. tem onubus de samabaia para oguara que passa no riacho fundo qual a hora

    ResponderExcluir
  17. como faser para ir de samabaia para o riacho fundo 6 da manha

    ResponderExcluir
  18. Pois é me mudo sempre de cidade e aqui foi a pior cidade em vários termos,principalmente o do transporte,quem não tem carro,fica esgotado sem saber o que fazer,dependendo dessas carroças grandes,que geralmente sempre estão lotadas e vem 1 ou 2,ou seja,de 1 em 1 hs,que absurdo heim!

    ResponderExcluir
  19. Acabei de ligar no telefone do GDF 156 e me informaram que não é possível consultar o horário de ônibus em lugar nenhum. É o fim!

    ResponderExcluir
  20. sisteme de informaçoes sobre horarios de onibus de brasilia para goiania é uma merda. nao se consegue encontrar informação sobre horarios de onibus para tal cidade. absurdo isso ocorrer entre duas capitais.

    ResponderExcluir
  21. E um absurdo não termos um onibus para a linha w3
    TOME VERGONHA.

    ResponderExcluir
  22. Não entendi. Sou um pouco leigo nisso.

    Tem como me mandar um passo-a-passo pelo meu e-mail

    lipi-gb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Dalhe transporte público do DF, precisamos melhorar o sistema de transporte ;) Vamos q vamos...

    ResponderExcluir
  24. Olá M BC
    Tudo bem?

    Seguinte, preciso muito de uma info e não estou encontrando, então queria ver se pode me ajudar.
    Moro em Curitiba e farei uma viagem á Brasília mês que vem, mas meu destino é jatai-GO, gostaria de saber se existe algum meio de ir do aeroporto até a rodoferroviária (além do taxi). Existe alguma linha de ônibus que faça esse trajeto?
    Meu email é cassia_farina@hotmail.com

    Se puder me ajudar te agradeço muito.

    AH, MUITO BACANA SEU BLOG, CURTI!

    ResponderExcluir
  25. oi cade vc?gostei do site !!

    ResponderExcluir
  26. Sinceramente ando cansada! Joguei no tio Google a frase "qualidade no transporte público no DF" na esperança de encontrar mentes indignadas e insatisfeitas com essa situação do transporte público no DF e que bom: achei vcs! Moro na RA do Guará e todo santo dia é a mesma labuta: ônibus que mais parecem latas de sardinhas, motoristas e cobradores arrogantes, ônibus caindo aos pedaços, solavancos e freiadas etc...CHEGAAAAAAA!!! Precisamos mesmo dá um basta a esse descaso e a melhor maneira é por a boca no trombone, gritar, espenear e reclamar, reclamar muito. Estou me tornando cliente assídua do 156, ligo toda semana e passo meu relatório semanal. A ideia é levantar essa bandeira: RECLAMAR para que as autoridades saibam de nossa insatisfação. E temos que fazer isso por meio das vias corretas. Não adianta apenas fazer cara feia e cruzar as braços é preciso agir, ir as ruas, vestir a camisa! A UNIÃO FAZ A FORÇA e com união a gente melhora esse País! Grande abraço Lú

    ResponderExcluir